• Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone Instagram

Receba as nossas atualizações

© 2019 por ViverOeiras ® 

  • Viver Oeiras

Oeiras faz hoje 260 anos de elevação a concelho, mas será que temos a mobilidade desejada?

Atualizado: 19 de Nov de 2019

Qual é a mobilidade que nós queremos para o futuro do nosso território?



Oeiras está hoje de parabéns ao celebrar os 260 anos de elevação a concelho.


Desde os primórdios pré-históricos, com a sedentarização dos primeiros povos nas Grutas da Laje e do Carrascal, passando pela ocupação romana, e por um papel fundamental durante a época dos descobrimentos, Oeiras foi sempre sinónimo de progresso cultural, social e comercial.


Casa de Sebastião José de Carvalho e Melo, Conde de Oeiras e Marquês de Pombal, Oeiras é desde há muito uma peça central no desenvolvimento da área metropolitana de Lisboa e do país, com especial destaque para as últimas três décadas.


Mas há ainda desafios e ambições a cumprir.


Temos ainda por alcançar o desafio de construir uma rede de mobilidade partilhada, organizada e gerida em função do nosso concelho e dos concelhos vizinhos.


O desafio de interligar, com uma rede de transportes estrutural e diversificada, os vários pontos cardeais do concelho, eliminando alguns dos principais entraves à movimentação e melhoria da qualidade de vida das nossas populações.


Torna-se, portanto, necessário pensar e implementar novas propostas de mobilidade alternativas às existentes, que sirvam mais pessoas, que sejam mais ecológicas e que reduzam a passagem de carros pelo nosso concelho com destino ao centro de Lisboa ou Cascais, tais como:


  • Incremento da oferta de transportes públicos, quer em número de carreiras, quer em número de rotas.

  • Melhoria dos roteiros do Combus, com vista a uma ligação permanente às localidades mais afastadas dos comboios das linha de cascais, como Porto Salvo, Barcarena ou Tercena;

  • Criação de uma rede cicloviária intra e inter-municipal.


Mas estes são apenas alguns exemplos dos desafios que se deparam perante nós. Muitos mais existem, os quais só podem ser pensados e debatidos com o contributo de todos vós.


Feliz Aniversário Oeirenses!


Participe na plataforma www.viveroeiras.pt

Deixe o seu testemunho. Faça parte deste movimento.


Imagem: Viver Oeiras


Autores:

João Annes/Fernando Santos/Pedro Fonseca


99 visualizações1 comentário
viveroeiras_004.png